Noticias

IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AR COMPRIMIDO

By 20 Agosto, 2020 No Comments

IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AR COMPRIMIDO

Fornecer ar comprimido para onde for necessário, contudo, projectar um sistema de ar comprimido é bastante complexo.

Importância das redes de ar comprimido

O ar comprimido deve ser fornecido com quantidade e qualidade suficientes, também a pressão deve ser bastante para alimentar os equipamentos que requerem ar comprimido. Caso a sua linha de ar comprimido não for bem projectada e instalada, o compressor pode falhar, a eficiência da produção poderá ser reduzida e por consequência mais manutenção poderá ser necessária.

Todas as instalações de redes de ar comprimido PCC, são efectuadas em tubos de alumínio, que apresentam as seguintes vantagens:

As redes não deterioram nem corroem, são extremamente leves por isso são fáceis de transportar, instalar e suspender. Os conectores de encaixe tornam ainda mais simples a instalação das linhas de ar comprimido e o ar circula com maior velocidade.

Consulte as nossas linhas de ar comprimido:

CATÁLOGO | REDES AR COMPRIMIDO

Para qualquer setor que opera com ar comprimido, existe um compressor PCC à medida das suas necessidades. Os nossos produtos podem ser maioritariamente encontrados em oficinas de automóveis e industria em geral.

Conheça o nosso guia que o ajudará a escolher o compressor certo para a sua oficina ou industria.

GUIA PRÁTICO

Importância das redes de ar comprimido

As nossas linhas de ar comprimido são projectadas para atender às condições específicas de cada cliente, garantindo sempre o fornecimento de pressão de ar estável, menos necessidade de manutenção e uma vida útil mais longa.

PEÇA O SEU ORÇAMENTO GRÁTIS

Importância das redes de ar comprimido

Sistema de ar comprimido é composto:

DEPÓSITOS DE AR COMPRIMIDO

A conservação do ar comprimido deve ser realizada através de depósitos verticais ou horizontais com o correto dimensionamento, relembramos que depósitos 270L, não necessitam de inspecção anual de fugas.

FILTRAGEM DO AR COMPRIMIDO

Neste sistema estão incluídos os secadores, sendo estes os mais utilizados para remover “vapor de água” existente e proveniente do ar comprimido por via de refrigeração do ar interno ao ponto de orvalho (cerca de 3ºc).

Para a correta remoção, tal como a retenção de partículas e contaminantes, como o óleo, ou provenientes da rede são utilizados filtros de rede (pré-filtros, filtros, separador de óleo e de carbono ativo).

REDE AR COMPRIMIDO

Para que uma rede de ar comprimido seja eficaz, a distribuição do ar deve ser realizada evitando qualquer fuga. Uma rede de ar comprimido é eficaz, desde que tenha uma quebra máxima de 5% do ar produzido pelo compressor de ar comprimido.

Relembramos que na PCC, apenas trabalha com tubagem em alumínio de máxima qualidade.

CONSUMO DE ENERGIA

Para uma maior eficiência consequentemente uma redução no consumo de energia eléctrica, é necessário compreender que um compressor de ar comprimido, pode ser a maior fonte de consumo de energia dentro de uma oficina ou industria.

Abaixo deixamos algumas considerações e pontos a levar em conta para retirar mais eficiência ao nível de:

1 – Um compressor bem dimensionado pode ser considerado se a necessidade de ar total da oficina rondar entre os 80% a 90% do débito continuo à pressão nominal do compressor. Será de evitar compressores sub-dimensionados com potência a mais do que a necessária e é aconselhável compressores de arranque Inverter ou Estrela/Triângulo. Evitar demasiados picos de arranque do compressor, neste caso o ideal é não exceder 6/hora. Caso existam consumos de ar inconstantes, com oscilações do caudal de saída de ar, aí a melhor opção para obter reduções significativas do consumo de energia até 34% é utilizar compressores de parafusos com variador de velocidade (inverter).

2 -A sua linha de ar comprimido deve ser bem projectada, instalada, e pensada a longo prazo.

3 -Com uma redução de 1 bar de pressão, pode diminuir 7% do consumo de energia.

4 -Fugas nas linhas de ar comprimido podem representar 20% ou mais da produção de ar comprimido, por isso, é fundamental a verificação constante de fugas na linha de ar.

A PCC, dispõem de um serviço de assistência técnica 24/7, confira os nossos serviços.

PEÇA-NOS ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Algumas dessas fugas podem ser detectadas através de exame sonoro, ou com equipamento adequado para a verificação de fugas. Outra forma de detectar fuga é a verificação por método indirecto, isto é, desligando o compressor e ter o depósito e a rede de ar à pressão nominal de trabalho, registando depois qual o tempo da queda da pressão de 1bar. Dessa forma pode-se ter a noção de qual a dimensão das fugas, por exemplo, um orifício com uma fuga de 1mm é considerado uma fuga de ar de 1litro/s com uma pressão a 7 bars pode resultar em 0,35Kw de potência consumida pelo compressor a mais.

Exemplo de custos: Um sistema com 4 fugas de ar de 1mm numa oficina que esteja 12 horas/dia durante 300 dias (cerca de 3600 horas de trabalho ano) com o preço por Kw/h de 0,16€. 3600h x 1,4Kw x 0,16 euros = 806,40 euros/ano.

Desta forma, aconselhamos sempre, a verificação da rede ar comprimido pelo menos uma vez no ano.

CONTACTE-NOS!

Nome *

E-mail *

Telemóvel *

Assunto *

Mensagem *

error: Content is protected !!